Pele: 8 curiosidades que você sempre quis saber

Oi meninas hoje vou postar 8 curiosidades sobre a pele   e 8 respostas que você sempre quis fazer.
 A entrevista foi com a Dr. dermatologista LIGIA PICCININI COLUCCI que respondeu 8 curiosidades e  perguntas sobre a pele feitas por leitores.


8 curiosidades que você sempre quis saber sobre a pele

Vamos as perguntas e respostas?



1- É possível uma pessoa ter alergia ao sol?
Sim. A alergia ao sol é uma reação do sistema imunológico à exposição da pele à luz solar. É também chamado de erupção cutânea fotoalérgica,  fotoalergia ou fotodermatose. Estima-se que 5 a 10% das pessoas sofram dessa alergia. A doença afeta principalmente as mulheres, sendo que 95% são jovens, de 20 a 35 anos.

2- Todos os protetores com FPS acima de 30 são a mesma coisa?
Não. A sigla FPS, que aparece no rótulo do produto sempre seguida de um número, significa Fator de Proteção Solar, é o índice que determina o tempo que uma pessoa pode permanecer ao sol sem produzir vermelhidão na pele.
Um FPS 30, aplicado adequadamente, oferece quase 96% de proteção. O problema é que, no Brasil o filtro ainda não é usado de forma correta, então um fator maior protege mais. Em geral, as pessoas tendem a aplicar bem menos do que o recomendado. Costumamos aconselhar para a face uma colher de café cheia como medida comparativa. Pessoas que têm manchas e tendência a câncer de pele precisam de proteção solar extra e devem usar sempre um FPS mais alto.

3-Melasma tem pré disposição hereditária?
Sim. A predisposição constitucional, determinada pela raça e hereditariedade é bem evidente, sendo mais frequente naqueles pacientes com a pele morena ou parda. A herança é materna ou paterna.

4- Como tratar melasma?
A exposição solar é o principal fator desencadeante, pois a radiação ultravioleta estimula a atividade dos melanócitos, que produzem mais pigmentos. Então o principal no tratamento é usar muito protetor solar e evitar a exposição solar. Não somente ir à praia, piscina, mas também caminhar na rua, dentro de casa, e até mesmo as luzes azuis de celulares e iPads podem piorar o caso. O paciente deve saber que melasma não tem cura, mas sim controle e toda vez que houver piora deve recorrer aos tratamentos. Qual tratamento,  o dermatologista irá indicar, pois não há uma receita de bolo.

5-Qual tipo de mancha de pele é mais difícil de eliminar?
Como citado anteriormente, o melasma, pois o mesmo não tem cura ainda, mas sim controle.

6-Espinha,  como devo proceder? Aperto ou aguardo?
Aguardar e tratar é sempre a melhor pedida. Por ser uma doença inflamatória, mesmo sem apertar, pode manchar a pele. Apertar aumenta a inflamação e piora a mancha pós cicatrização.

7-Porque jovens de 20 a 30 anos estão procurando aplicações de toxina botulínica?
Sabe-se hoje em dia que se começarmos a aplicar a toxina botulínica aos primeiros sinais de rugas dinâmicas, retardamos o processo do envelhecimento e flacidez da pele. Quanto menos se mexer, menos irá marcar. E não perde o efeito com o tempo, como algumas pessoas pensam, o que ocorre é que os músculos vão ficando cada vez mais fracos, o que é ótimo, pois não marcarão a pele.

8-Qual o melhor tratamento de pele para ser feito no verão? E no inverno?

No verão pode-se fazer peeling leves, microagulhamento, toxina botulínica e preenchimento. No inverno, dá para fazer esses mesmos procedimentos, além dos que machucam mais a pele, como os lasers, mas que terão resultados mais significativos para certos tipos de manchas.


Meninas a Dr. LIGIA PICCININI COLUCCI ela é 
MEMBRO TITULAR DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA
MEMBRO TITULAR DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA DERMATOLÓGICA
MEMBRO DA ACADEMIA AMERICANA DE DERMATOLOGIA


Mais informações acessem:


4 comentários:

  1. Ótimas dicas, saber coisas sobre a pele é sempre bom

    ResponderExcluir
  2. Caramba miga, melasma é fogo heim, fiquei chocada com a notícia de que não tem cura :/

    ResponderExcluir
  3. Gostei de saber mais sobre esse assunto bem importante. Precisamos ficar sempre atentas aos cuidados com a pele Bjos....

    ResponderExcluir
  4. ADOREI! Que arraso. Realmente, escolheu bem as perguntas. Importantes e esclarecedoras. Sempre podemos aprender né. Afinal, melhor perder uns minutos aplicando protetor que viver a vida toda com manchas e doença de pele. ♡ xoxo, Blog B de Bia

    ResponderExcluir