Hair Brasil vale a pena ir como blogueira?(Desabafo)

Oi Meninas estou aqui para falar da Hair Brasil que é a maior feira voltada para o setor de cabelos da América latina.

Faz 4 anos que frequento a feira e esse ano para minha surpresa foi muito decepcionante.

Hair Brasil  vale a pena ir como blogueira?(Desabafo)

Todo ano sou convidada pela assessoria de imprensa da feira , é logico que a feira é totalmente voltada para o setor de cabeleleiros, mas tem algumas marcas ainda que investem nos espaços para blogs ,só que infelizmente as mesmas empresas que investem estão muito despreparadas para receber esse publico.

Vou listar algumas coisas que vi acontecer nas feiras e achei um grande despreparo das marcas já que o foco da marca é ter uma publicidade,que as empresas invistam num marketing que realmente funcione.



  • Marca que pede para você postar foto de um produto sem ao menos você testar em troca de presskit


Bem meninas isso tem se tornado rotina,em feiras de beleza a marca apresenta o produto no caso o lançamento fala tudo sobre ele e no final ,pede para você postar uma foto no seu instagram falando do produto sem ao menos você testar (para você ganhar o produto😲),na minha opinião é uma publicidade bem mal feita ,porque tem meninas que postam só para ganhar o produto ,depois que ganham até exclui a foto,outra coisa a blogueira falar sobre um produto que nem testou é uma publicidade velada ,comprada em troca de presskit não concordo.



  • Marca apresenta produto o lançamento e te entrega para testar um sache ou um produto antigo que não tem nada haver com o lançamento
Decepção total, se você gasta uns 20 a 30 minutos escutando tudo sobre o lançamento da marca,e quando você sai do stand a marca te entrega um produto antigo ou até mesmo sache que nem é lançamento,muitos até perto do vencimento.Acho que deveria ter um critério de convidar apenas algumas blogueiras, e trabalhar de uma forma legal com elas assim o trabalho,ficaria mais pontual,a marca ganharia e a blogueira também .



  • Marca apresenta o lançamento e quando acaba a palestra pede para você postar a foto no instagram quem tiver mais likes ganha o produto.( Oi virou competição?)

Esse critério para mim foi demais,porque virou tipo uma competição e tirou o verdadeiro sentido dos trabalhos das blogueiras,achei uma falta de respeito ,falta de preparo ,esse tipo de marca não faço nem questão de trabalhar




  • Marca entrega qualquer presskit tipo sou ruiva e recebi mascara para matizar loiros.

Mais uma vez a falta de preparo da marca ,agora me diz como vou testar o produto que não é para o meu cabelo??



Enfim meninas resumindo,a Hair Brasil desse ano para a profissão blogueira não valeu a pena,as marcas ainda demostram que não sabem trabalhar ,não faz aquele trabalho pontual com as meninas que levam esse trabalho a sério.


COMO COMECEI A TRABALHAR COM PUBLICIDADE NA INTERNET(leia Aqui)

Tá certo que tem meninas que viram blogueiras para ir nas feiras atrás dos famosos presskits
( material de trabalho das blogueiras). Ser blogueira não é "receber produto de graça" entendam isso primeiramente, quando a empresa lhe envia um produtinho, ela quer algo em troca, seja post, vídeo... Ela quer que você dê sua opinião (sincera tá?) e claro, ela quer gerar propaganda do produto, e blogs dão um excelente retorno além se serem um ótimo "custo-benefício".

Hair Brasil  vale a pena ir como blogueira?(Desabafo)

Eu digo que não é de graça por que: a empresa envia o produto, você testa, se monta na make, tira foto, faz vídeo, edita tudo, escreve textão sobre o produto e coloca no blog  , instagram... 
Então você trabalhou nisso durante 1, 2 ou até 3 dias nisso, seu trabalho em troca do produto, simples assim, uma parceria de troca, nada sai de graça.

E esse tipo de parceria de troca, é excelente para ambos os lados, para a blogueira, porque gera conteúdo para o blog, chama mais visitantes, mais ganhos com adsense e assim o blog cresce e é excelente para a empresa, pois ela tem um meio de divulgação do produto que custou somente o produto e o envio, e o retorno pode ser infinitamente maior.
Bom meninas resumindo: 
 Para você que é blogueira muitas vezes não vale a pena você sair de casa,muitas vezes longe gastar dinheiro com trasporte para chegar numa feira e encontrar esse cenário,é logico que nasce blogueira todo dia,mas as empresas ou o marketing da empresa deveria analisar mais as redes sociais da blogueira ver se ela é focada ,leva a sério e fazer um trabalho de marketing legal com ela.


Para as empresas:


Gente tem tanta blogueira,  com conteúdo maravilhoso, informativo, real que não tem o reconhecimento das empresas, número são importantes sim, mas o bom trabalho leva a isso!

 Já cansei de ver empresas fechando parcerias com blogueiras tops e nos posts ,muitas nem   abriam  o produtos para testar, nem se davam ao trabalho de criar um texto próprio sobre o produto, um belo CTRLC + CTRLV do release enviado pela própria empresa.  

Ou seja os dois lados precisam estar preparados para esse mundo digital.

Esse foi meu desabafo sobre a feira Hair Brasil esse ano e como as empresas ainda estão despreparadas para trabalhar com as blogueiras, provavelmente essa Hair Brasil foi a ultima que fui sinceramente não acho que vale a pena para o meu trabalho.




4 comentários:

  1. Excelente postagem, nunca fui na feira por fator de distância, mas me identifiquei com várias partes do post
    Gostei, muito legal!
    Blog ArroJada Mix|Blog Prosa e Texto

    ResponderExcluir
  2. É minhas desconfianças quanto ao futuro da Hair Brasil pelo que vi ano passado só se confirmou então. Ainda bem que não perdi meu tempo indo, pensa sair do interior 3 horas de estrada gastos e tudo o mais pra receber um atencimento desde das marcas? Revoltante!!!

    ResponderExcluir
  3. Perfeito. Como se nao bastasse blogueiras que furam filas, mentem e ate arrumam confusão. As marcas pensam que nós somos bobas. Publicidade gratuita, sem conhecimento da marca. Pensam apenas no lado deles. To fora. Bem fora.

    ResponderExcluir
  4. Fer amei o desabafo e os esclarecimentos. Realmente nos que trabalhamos sério merecemos respeito. Bjo

    ResponderExcluir