Diabetes-Quais os sintomas como prevenir?

Oi Meninas hoje vou falar sobre diabetes um post bem diferente do que estou acostumada a postar por aqui.O diabetes não escolhe idade,porem a alimentação saudável e atividades físicas ajudam a evitar e tratar a doença.


Diabetes-Quais os sintomas como prevenir?


A diabete é uma doença silenciosa e que atinge 13 milhões de brasileiros segundo a (SBD) Sociedade Brasileira de Diabetes,acontece quando o paciente não produz insulina,hormônio que é produzido no pâncreas  que controla a quantidade de glicose no sangue.


Para entender melhor é a glicose obtida por meio da alimentação como o açúcar que se transforma em energia para o nosso corpo,no diabético esse nível de glicose no sangue fica alto (hiperglicemia) e isso pode acarretar em danificar os órgãos ,vasos sanguíneos e nervos ,obstruções das artérias levando até amputações dos membros e até a cegueira .


Tipos de Diabetes


Diabetes tipo I

Geralmente parece na infância e na adolescência ,o sistema ataca por equivoco as células que produzem a insulina.É sempre tratada com insulina, atividade física e planejamento alimentar
medicamentos para controlar o nível de glicose no sangue.



Diabetes tipo II

O organismo não usa adequadamente a insulina que produz ou não produz o suficiente ,em geral aparece nos adultos ,pode ser controlado com atividade física  e planejamento alimentar ,em alguns casos exige o uso de insulina.


Diabetes Gestacional 

A placenta é uma fonte de hormônios que reduzem a ação da insulina,o pâncreas aumenta a produção de insulina para compensar ,mas em algumas mulheres isso não ocorre e seu nível de glicose aumenta muito ,há um risco de crescimento do feto,partos traumáticos ,hipoglicemia neonatal e até de obesidade e diabetes do bebe na vida adulta.

Quais os Sintomas?

Diabetes-Quais os sintomas como prevenir?

Como Prevenir Diabetes?

Mantenha seu peso saudável

A maioria das pessoas diagnosticadas com diabetes (tipo 2 geralmente) estão com sobrepeso. Excesso de peso e gordura corporal, especialmente gordura abdominal, aumenta o risco de desenvolver diabetes.

Conheça seu histórico familiar

Suas chances de desenvolver diabetes mais tarde na vida aumentam se você tiver um ou mais membros da família com a doença. Além disso, algumas etnias, como negros e hispânicos, têm uma alta taxa de diabetes.

Mantenha-se fisicamente ativo

O exercício regular pode ajudar a prevenir diabetes, controlando o peso e melhorando o fluxo de sangue. O exercício é especialmente importante se a genética colocá-lo em risco de desenvolver a doença.


Gravidez e Diabetes



A gravidez é uma fase da vida da mulher muitas vezes idealizada mas, em particular para a mulher com diabetes, pode constituir um verdadeiro desafio. Tanto a diabetes mellitus tipo 1 (DM1) como a diabetes mellitus tipo 2 (DM2), sobretudo quando não adequadamente controladas, podem implicar um conjunto de riscos tanto para a grávida (aborto espontâneo, pré-eclâmpsia, parto pré-termo) e como para o feto (malformações fetais, macrossomia, parto traumático, hiperbilirrubinémia e hipoglicémia neonatais).

Contudo, uma gravidez bem-sucedida também está ao alcance da mulher com diabetes. A importância da vigilância adequada e de um rigoroso controlo dos níveis de glicemia, como determinantes do sucesso da gravidez têm vindo a merecer crescente atenção e divulgação. Porém, nem sempre é atribuída igual atenção ao período que antecede a gravidez e, atualmente, sabe-se que um adequado planeamento e preparação dessa mesma gravidez é determinante para um desfecho favorável.

Este texto pretende resumir alguns dos aspetos mais específicos que a mulher com diabetes deve ter em conta quando pretende planear a sua gravidez, não descurando as medidas mais gerais e comuns a todas as mulheres, como estudos serológicos e início de terapêutica com ácido fólico ou metilfolato no período pré-natal,por isso tão importante o uso do metilfolato ou ácido fólico na gravidez.

Apesar das diferenças fisiopatológicas, bem como de algumas particularidades da DM1 e DM2, existem vários aspetos comuns a ter em conta ao planear a gravidez.

O primeiro passo é procurar um endocrinologista que indique um obstetra ou vice-versa. É importante que haja uma boa comunicação entre os dois especialistas, porque, dessa forma, a paciente começa a criar a sua própria equipe. Embora todos os exames tenham sua indicação, não se pode deixar de realizar a observação clínica da paciente, que consiste em pesá-la, ouví-la e examiná-la. "A gestante pode e deve ter uma participação ativa em todo o processo. Como no próprio diabetes, as coisas mais importantes são a aceitação, a mudança de comportamento e a adesão ao tratamento.



Comer uma dieta equilibrada, pobre em gordura e açúcares


Já que a diabetes envolve uma deficiência na capacidade do corpo para produzir ou utilizar a insulina para converter açúcar em energia, é importante restringir a quantidade de glicose e amidos consumidos, além de evitar alimentos que fazem mal a saúde.

Bem meninas esse foi um post especial sobre a doença silenciosa que é a diabetes e como você pode se prevenir.

Gostaram do post deixe nos comentários.



Diabetes-Quais os sintomas como prevenir?

2 comentários: