Qual a diferença de adubos e fertilizantes?


Quais as diferenças entre os adubos e fertilizantes?




Eu sempre quis saber sobre esse assunto e achava que tudo era a mesma coisa você pensou que adubos e fertilizantes eram sinônimos? Se sim, errou! 

Adubos são feitos de material orgânico, com substâncias que são encontradas na natureza. Por não conterem todos os nutrientes dos quais um solo pobre necessita, seu tempo de ação é mais demorado.

Já os fertilizantes são materiais sintéticos produzidos em laboratório, onde diferentes produtos químicos agem no solo. Eles são indicados, principalmente, se o solo afetado estiver muito pobre em nutrientes e sua ação é imediata


qual a diferença de adubos e fertilizantes


Mais do que um adubo, os fertilizantes são uma importante fonte de nutrientes como nitrogênio, fósforo, enxofre. 


O maior benefício dos fertilizantes orgânicos é tornar o solo mais agregado, com maiores fluxos de infiltração e drenagem de água, além de melhorar a aeração e a capacidade de armazenar de insumos




Muito se fala sobre fertilizantes, mas pouco se sabe sobre eles. Informações incorretas e alarmistas são divulgadas cotidianamente, sem que sejam esclarecidas as dúvidas da população sobre como agem esses produtos e quais os benefícios que trazem para nós e para o planeta.



Ainda existe muita desinformação na sociedade acerca dos fertilizantes, pois as pessoas não conseguem enxergar o fertilizante como a fonte de nutrientes para as plantas e, consequentemente, para o ser humano e na loja Rigrantec você encontra todo tipo de fertilizante 


 Elas precisam entender que o fertilizante é a fonte de alimento para as plantas, pois sem os nutrientes a planta não produz. Se a planta não produzir, não há como os animais se alimentarem.

 Nesse processo, o homem está incluso”






Atualmente, existem três tipos principais de fertilizantes, que são classificados em:








Organomineral: um adubo que contém os principais nutrientes necessários às plantas de fontes minerais, mais matéria orgânica, que potencializa a eficiência dos nutrientes minerais e ainda melhora as propriedades químicas, físicas e biológicas do solo;

 



Mineral simples: produto formado principalmente por um composto químico, contendo um ou mais nutrientes de plantas;




Mineral misto: resultante da mistura física de dois ou mais fertilizantes simples, complexo ou ambos.





Quando a planta não está na natureza, é preciso colocar adubo

 
“Os adubos são usados para devolver ao solo a fertilidade que a gente tira deles. Se você tem um pé de alface em um vaso, ele cresce pegando os nutrientes do solo e, uma vez que é colhido, remove também a fertilidade da terra. Uma orquídea na árvore, por exemplo, não recebe adubo, mas é adubada pela natureza. O cocô do passarinho, as folhas secas que ficam presas na planta, a aranha que fez um ninho e deixou vários bichinhos mortos, tudo vai se decompondo e fertilizando. Já no vaso, é preciso adubar porque a planta foi retirada da natureza. Fazer com ela fique sempre limpa e sem manchas, não ajuda.”


Se você ama jardinagem como eu também gostou de saber desse assunto e ai você sabia a diferenca entre adubo e fertilizante?






0 comentários:

Postar um comentário