Endometriose o que é? Vem saber tudo sobre essa doença .

Oi meninas hoje o post é sobre Endometriose você sabe o que é? 

Saiba diagnosticar e viver com essa doença.

Endometriose o que é? Vem saber tudo sobre essa doença .

Bem meninas eu não sabia o que era endometriose ,eu desde a adolescência sentia muita cólica ,mas achava que era normal sentir essas dores ,mas as dores foram ficando cada vez mais intensas e piores ,não eram uma simples cólica normal ,mas um dor de não conseguir fazer nada ,ficar deitada e essas dores vinham acompanhadas com enjoo,dor de cabeça, dor de barriga e dores nas costas ,fora o humor que fica super instável,ou você fica super nervosa ,irritada ,ou você fica super sensível chorona ,foi ai que marquei um ginecologista para saber as causas dessas dores cada vez mais frequentes.

Fiz um exame ginecológico para saber a causa  das dores ,as pessoas sempre me falavam que era normal ter cólica ,mas as minhas eram muito fortes impossibilitando de eu ter uma vida normal ,porque os dias antes ,durante e depois do período menstrual eram dolorosos demais.

Fui ao ginecologista fiz vários exames e veio o diagnostico Endometriose 


A endometriose é uma síndrome bastante dolorosa na qual o tecido que reveste o útero, conhecido como endométrio, cresce em outros locais do abdômen, como ovários, bexiga ou intestino, por exemplo, gerando sintomas como dor pélvica intensa, menstruação muito abundante e até infertilidade.

Endometriose o que é? Vem saber tudo sobre essa doença .



Alguns dos sintomas são: 




  • Dor intensa na região pélvica e que piora durante a menstruação
  • Menstruação abundante
  • Dor ao urinar
  • Diarreia ou prisão de ventre
  • Fadiga e cansaço excessivo
  •  Dificuldade para engravidar
Esses são alguns dos sintomas você pode ter alguns ou ter todos os sintomas eu só não tenho dor ao urinar os outros sintomas tenho todos ,mas o que me incomoda bastante são as dores.



Endometriose o que é? Vem saber tudo sobre essa doença .


A intensidade e frequência destes sintomas podem variar a cada mês e de uma mulher para a outra e, por isso, o diagnóstico pode ser bastante difícil. No entanto, caso se tenha suspeita de ter endometriose é muito importante consultar um ginecologista para iniciar o tratamento e avaliar se existe diminuição dos sintomas. Fique atento aos sintomas e hi saude da mulher porque você pode estar com sintomas de endometriose e não saber. 


Normalmente o ginecologista pode desconfiar de endometriose apenas com a avaliação dos sintomas descritos pela mulher. No entanto, é necessário fazer um ultrassom pélvico para confirmar o diagnóstico e descartar outras opções como cistos nos ovários, por exemplo.



O tratamento

Não há cura para a endometriose, mas dá para combater os focos dela e praticamente anular os sintomas. Anticoncepcionais que barram a ação do estrogênio são frequentemente prescritos, apesar de não serem criados originalmente para esse fim. Há também remédios mais específicos, que simulam a ação da progesterona no controle do endométrio.
Quando a doença avança, os médicos podem optar pela cirurgia. Por meio de uma pequena incisão no umbigo, a videolaparascopia identifica e cauteriza os locais afetados. Outra opção é apenas extrair as células que estão fora do lugar. A atividade física também pode ser benéfica porque libera substâncias que aliviam a dor.
No meu caso faço tratamentos que aliviam a dor ,mas futuramente sei que vou precisar fazer cirurgia pois os sintomas de dores ficam cada vez mais piores.
Meu objetivo  de fazer esse post foi trazer um pouquinho dessa doença que muitas vezes muitas pessoas ainda não conhecem,ainda estou em tratamento e confesso a vocês que tem dias bem difíceis,mas que a gente vai levando .
E ai me conta vocês sabem o que é endometriose? Conhece alguém que convive com a doença?  

0 comentários:

Postar um comentário